O natal de 1977, o ano mais emblemático da  história punk rock,  em  uma pequena cidade nos arredores Londres, parecia estar arruinado para os bombeiros e seus familiares.  A corporação estava em greve em busca de direitos trabalhistas e aumento de 30% em seus salários, pois a inflação crescia assustadoramente. Nesse mês não receberam quase nada por causa da greve e a ideia de presentear amigos e parentes e fazer uma ceia de natal parecia muito distante.

Foi quando os 4 roqueiros mais mal odiados do Reino Unido decidirampara realizar um show beneficente  para o natal dos grevistas. Nessa época, o grupo era retratado pela imprensa de maneira pejorativa, como uma ameaça as criancinhas e à paz nacional, comunistas. Já haviam sido considerados personas non gratas  em diversas cidades, banidos de casas de shows e estavam na lista negra do MI5. A menção ao nome Sex Pistols causava pânico e nervosismo em diversas pessoas, principalmente nos politicos.

Após 2 anos de espera, os bombeiros resolveram entrar em greve e com 97,5% de participação, no dia 14 de novembro, eles pararam.

No dia 25 de dezembro, os Sex Pistols organizaram o show beneficiente em nome da União dos Bombeiros. Tudo foi feito sorrateiramente, pois se fosse descoberto que a banda iria se apresentar em pleno aniversário de Jesus, em nome dos bombeiros grevistas, com certeza o local seria lacrado pelo governo e levaria uma grande multa. Foram realizados 2 shows no Ivanhoe’s club, uma matinê para crianças, com direito a bolo, comida e presentes.

Os Pistols bancaram tudo que era servido. Anarquistas bancaram o papai noel por uma boa causa.  Uma pessoa que esteve no show relatou o clima do evento ao jornal The Gardian:

“Johnny Rotten surgiu com um bolo com a inscrição Sex Pistols em cima. O bolo era do tamanho de um capô de carro. Logo as pessoas começaram a cortá-lo e houve até uma guerra de comida. Johnny ficou inteiro coberto de bolo;

Crianças dançavam com Sid na pista e muitos itens da banda foram distribuidos: bandanas, posters,etc..

Os Pistols tocaram umas 6 músicas, entre elas “Bodies,”, mas sem falar os palavrões por causa das crianças presentes. A guitarra de Steve Jone’s soava crua e cheia de energia ;
O show incrível. Sid vestia sua jaqueta de couro aberta e martelava o baixo. Foi uma experiência incrível, fiquei tão nervoso que esqueci de levar meu albúm para que eles autografassem. Consegui falar com os Sex Pistols!! De todos, Sid era o mais aberto ao contato pois era como nós, um moleque. Sid me disse que iriam para a América em breve;
Poucas semanas depois a banda se separou. Sid foi detido pelo assassinato de Nancy e logo após morreu. Eu usei uma gravata com o símbolo dos Sex Pistols por um ano em luto pelo acontecido. “

Após a matinê, os Pistols ainda fizeram um show para o público. Era possível comprar ingressos, mas o dono do local disse anos depois que os Pistols nunca descontaram o cheque que ele os deu.

Nos vídeos abaixo é possível assistir relatos de pessoas que estiveram no show, além de alguns integrantes da banda. Os dois  shows de Huddersfield foram os últimos que a banda tocou na Inglaterra, antes de ir para a America e se separar.

 

 

Fonte: http://www.theguardian.com/music/2013/dec/23/sex-pistols-anarachy-film-huddersfield-never-mind-baubles