Com certeza você já viu na timeline do Instagram uma imagem dessas. E por pouco não a confundiu com um bordado. Bordado é, mas não levou em consideração que poderia ser na pele. 🤔
É que as patch tattoos estão tão perfeitas que hoje em dia ficou difícil diferenciar uma e outra. Sim, virou tendência simular a aparência dessas linhas nas criações na pele. Porém, a única coisa semelhante fica no nosso campo visual e em alguns materiais – a tatuagem também é feita com agulhas (outro tipo, claro!) e tinta, enquanto esse efeito na costura do verdadeiro patch se dá ao compor com diversas linhas coloridas.
Dessa forma, o aspecto final da tatuagem na pele também deve passar a impressão da textura presente nos bordados. Fazer contornos marcantes também ajuda a destacar e colocar os desenhos em alto relevo. Muitos dos profissionais misturam realismo para conseguir o efeito desejado e o resultado é excepcional.
Com a ajuda do FTC, site que sempre traz novidade sobre o assunto no #TattooFriday, trouxemos aqui o trabalho de alguns artistas que estão se destacando super dentro desse estilo. Vem com a gente:
DUDA LOZANO, BRASIL

De São Paulo, Eduardo tatua desde 2002, mas foi essa técnica que o fez estourar no mundo das tattoos em 2019. Desde que resolveu testar os fios e remendos costurados na pele, Duda começou a fazer o maior sucesso e hoje roda o mundo com sua ideia.


O artista diz que tudo teve início quando ele lembrou da época em que era designer de estampas para blusas e bonés. Foi aí que se perguntou: por que não unir as duas coisas? A ideia não podia dar mais certo!

No Instagram: @dudalozanotattoo
Follow
MIRKO GALO, ITÁLIA
O italiano já tem um estilo em que destaca mais as costuras e o alto relevo dos desenhos. A aparência do ponto cruz é marcante também em seu trabalho. As cores são expostas de uma maneira totalmente diferente de Duda.


Mirko contrasta o fundo de suas tattoos mais claros com detalhes mais brilhantes, dando o aspecto do tecido e linhas na pele.


No Instagram: @mirkogalloarts/
BAU OLIVER, MÉXICO

A mexicana Bau Oliver reproduz até mesmo o tecido desbotado em suas tatuagens. Suas criações mais orgânicas trazem a ilusão hiper-real de uma imagem tridimensional e, parecem um remendo artesanal costurado diretamente na pele.

No Instagram: @yomera1

Lembre-se: se você estiver a fim de fazer uma tattoo dessas, pesquise, não apresse o processo, reveja com o profissional o esquema de cores e o contraste da tinta preta e dos contornos. Isso é o que cria a ilusão do bordado realista e traz o efeito de cada fio.
Além disso, esteja pronto para ser paciente. A beleza está nos detalhes nessa tendência. As patch tattoos são projetos delicados, assim, o resultado final desse trabalho com certeza será aprovado até pela sua avó!
Este post foi criado em parceria com o FTCMag. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis por aqui! Acompanhe!
Esse estilo é muito legal!