De tempos pra cá, ilustrações de diferentes estilos, cores e tipos, se espalharam pelo mundo e tomaram conta da arte, do design, da moda e da decoração.
Inúmeras pessoas então, se profissionalizaram e fazem parte dessa nova geração de artistas independentes.
Por aqui, fazemos questão de mostrar isso, dar dicas e expor diferentes trabalhos e perspectivas de se trabalhar com ilustrações.

Mas hoje vamos além! Para quem curte, saiba que é possível trazer muitas dessas referências para dentro de casa e criar uma decoração autêntica, criativa e divertida.
A inspiração dos desenhos pode vir das ruas ou da natureza. Da cultura pop ou do cinema. Da TV ou publicidade. Dos quadrinhos, dos games e até da política. A ilustração não deve ficar apenas na tela ou no papel.
Vem com a gente ver dicas de como decorar a sua casa usando ilustras!
1 – Pôsteres ilustrados

Uma das formas mais fáceis de inserir ilustrações na sua casa é visualmente através de letras e imagens. E os pôsteres certamente são a melhor opção para incrementar a decoração de uma casa.
O legal é que com eles você pode apostar em uma identidade única – e homenagear seus filmes, séries, bandas, personagens favoritos, seu país (ou não!) – e até colocar pra todo mundo ver na parede frases que te representam.
Utilizados com frequência pela praticidade e por darem um toque original ao ambiente, os pôsteres vão bem em qualquer lugar: salas de jantar, salas de estar, escritórios, quartos e até cozinhas.

Na parede, podem ser colocados em molduras de todos os tipos e cores, pendurados em cabides ou pranchetas, colados com washi tape, ou também, acomodados em cima de objetos complementares como livros e HQs.
Você pode até criar uma Gallery Wall! Aí, o seu espírito – de quem ama arte-ilustração-decoração chegará ao nível máximo!
2 – Cangas / Bandeiras ilustradas

As cangas ou bandeiras ilustradas, além de serem peças divertidas para a casa e parede, são irreverentes. Muitas trazem uma dose de cor ao ambiente – o que é sempre bem-vindo! – além de serem ótimas opções de presentes para os amigos.
Também oferecem versatilidade: ficam lindas em quartos, salas, perto de plantas, cactos e suculentas, podem ser utilizadas como mantas e fazer as vezes em dias de sol.
A peça quebra a formalidade, além de ser principal em deixar aquele cantinho com outra cara.

Se o seu orçamento de decoração é baixo, definitivamente as cangas são uma ótima opção de compra! Mas antes de adquirir uma, é importante verificar se ela é feita de materiais de boa qualidade – como as da El Cabriton, que são estampadas em tecido 100% poliéster, possuem peso legal e acabamento em overlocke.
3 – Colecionáveis e Livros

Quem gosta de ilustração normalmente também ama colecionáveis e livros. As coleções e os livros são uma maneira bem bacana de dar personalidade e autenticidade aos espaços. Os bonecos e toys bem feitos saíram das caixas lacradas e conquistam estantes, prateleiras e outros móveis da casa.
Na sala, no home office e até no banheiro, eles dão um toque de diversão e criam uma atmosfera cool. Pensando nisso, vale a pena unir, por exemplo, brinquedos, quadros a seus objetos de coleção em um só cantinho.

Outra ideia é utilizar seus livros, zines e discos para complementar a decoração de mesas e aparadores. Os que possuem lindas capas podem fazer parte do espaço e harmonizar bem com os elementos.
Se os livros forem grandes, vale colocar um pôster grande junto. Se os objetos forem menores, que tal um vasinho ou toy para acompanhar? Preste atenção na harmonia das coisas para que o espaço não fique fora de contexto!
4 – Na Cozinha
Para criar um clima mais descontraído, artistas tem deixado seu estilo em muitos restaurantes e cafeterias badaladas pelo mundo. O trabalho, cheio de cores e formas, se materializa através de um belo painel na recepção, paredes principais ou até no teto!


Quando falamos no assunto, vamos combinar que cor e sabor tem tudo a ver! Em casa, claro, muitas vezes não é possível ir tão além, mas dá para criar lindas composições usando adesivos, efeitos, pinturas nas paredes e até acessórios mais descolados.
Antes de tudo, claro, deve-se analisar o estilo do ambiente, seu perfil e também cores e objetos já presentes na decoração. Os tons dos móveis, portas e janelas também devem ser levados em consideração.

São inúmeras as possibilidades quando falamos em cozinha e ilustração.

Que tal criar um mural de tinta lousa e adicionar canecas e copos americanos divertidos também? Abuse das cores vibrantes e efeitos pop para repaginar sua casa!

5 – Baralho ilustrado
Não sei se você sabe, mas nós temos a coleção de baralho mais bonita do mundo! O famosíssimo Projeto 54 da El Cabriton traz 54 cartas ilustradas por 54 artistas inéditos todos os anos.
E o melhor: com o baralho você pode jogar ou emoldurar as cartas para decorar.

Por essa você não esperava né? Pois é! Que tal utilizar suas cartas favoritas como pequenos quadros?

Gostou das dicas? Esperamos que sua casa fique cheia de ilustrações. E o mais importante: que tenham a sua cara!