Zebradaa: um toque de humor, um toque de realidade, em ilustrações únicas

Tem dias que eu acordo e penso: pqp, acordei adulta de novo. Bora fazer nada, dormir, beber um suquinho na pracinha”. Conheça Fernanda Bornancin, a Zebradaa

Zebradaa é, na verdade, a ilustradora e designer Fernanda Bornancin. Curitibana que dialoga com a linguagem gráfica e temas contemporâneos, é ligada em arte e nas pequenas coisas que compõe a vida. Desde cedo, se encanta com os livros e histórias em quadrinhos, ilustrações e até embalagens de shampoo (quem nunca?) – que sempre chamam sua atenção. 

Ainda criança, uma de suas primeiras inspirações foram os episódios de Tintim, os programas e desenhos que passavam na TV Cultura (anos 90), além dos livros de Eva Furnari. Na época do vestibular, Fernanda optou pelo curso de Design Gráfico e foi aí que começou a pensar na ilustração como uma área em que gostaria de trabalhar.

Para Se Ver – Camiseta Basicona Unissex El Cabriton, arte autoral por Zebradaa

Entre muitas idas e vindas quando falamos em desenhos, aos poucos foi testando estilos e ideias para entender melhor como gostaria de se expressar. Quais imagens, técnicas, suportes, mídias e narrativas eram mais a sua cara?

Anos depois, com um maior acesso à internet e já formada em Design Gráfico, conheceu o trabalho de muitos artistas e ilustradores independentes; assim começou a pensar em como as referências das áreas da História da Arte e Teoria do Design poderiam ser traduzidas para suas criações autorais.

Fernanda se tornou mestra em Tecnologia e Sociedade. Ela continuou a desenvolver projetos de design e ilustração, com foco em criação o Branding, Design Impresso e Design Digital, relacionados a identidade visual, editorial e ilustração, voltados à educação e a produções culturais.

Durante a pandemia, com o perfil @Zebradaa no Instagram, ela começou a divulgar mais suas ideias. Suas criações nas redes sociais se tornaram um sucesso e lhe trouxeram boas parcerias, inclusive o lançamento de produtos exclusivos, como bolsas e camisetas com a El Cabriton. A artista também foi uma das escolhidas para a volta do Projeto Fachada (Rua Augusta) em 2021, após meses da loja em suspensão por conta do Covid-19.

MINIMALISMO, HUMOR E SITUAÇÕES DO DIA A DIA DE FERNANDA BORNANCIN

De modo geral, Zebradaa conta que várias das ilustrações durante a pandemia foram um desabafo e/ou uma ponte de conversa com as pessoas que se identificavam com certos tipos de medos, anseios, vazios, vontades. “Foi um momento mundial extremamente sensível em vários aspectos. As questões de saúde mental acabaram sendo agravadas e acentuadas, fazendo com que os diálogos e debates fossem ainda mais urgentes”, conta ao El Cabriton.

Mais tarde, começou a trazer um pouco mais de humor, do lado real de seu dia a dia, resultando em ilustrações minimalistas com uma identidade única. As cores são escolhidas a dedo para passar sua mensagem e destacam ainda mais seu estilo.

Quanto a suas inspirações atuais, Fernanda acredita que é importante estar com olhos e ouvidos curiosos sobre tudo o que está ao nosso redor, pois assim, poderemos fazer associações e ter novas ideias a partir desse exercício diário.

Dançando com a Braba – Bolsa de Lona El Cabriton, arte autoral por Zebradaa
Apreciadora Oficial de Rolês com Cadeira – Camiseta Basicona Unissex El Cabriton, arte autoral por Zebradaa
Bolada Todo Dia – Camiseta Basicona Unissex El Cabriton, arte autoral por Zebradaa

O trabalho de Fernanda Bornancin, a.k.a. Zebradaa, é como se fosse um respiro. Sua arte tem sido mais do que necessária para desafogar, em meio a tantas notícias ruins, inseguranças e informações que só trazem ansiedade. Como ela mesmo diz, bora “abraçar a viagem e reduzir o controle”.

CONFIRA UM POUCO MAIS DE ZEBRADAA:

Não se esqueça: “troque as grandes corporações por pequenas produções! Veja as camisetas e bolsas disponíveis com suas estampas na El Cabriton.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s