A artista visual Lari Arantes fala sobre como é importante olhar pra dentro e buscar em si seu próprio mapa. Leva tempo. Dá trabalho e custa, mas vale a pena!
Larissa Arantes é designer e artista visual natural do Rio de Janeiro. Em seu trabalho autoral, imagem e texto se complementam.
Amante das artes, dos livros e dos oráculos, especialmente o Tarot, nos últimos anos desenvolveu um baralho ilustrado, ORÁCULO, viabilizado através de um financiamento coletivo. A ideia fez bastante sucesso e se desdobrou em outros produtos.
Lari conta que sempre gostou de desenhar, desde muito pequena. Quando adolescente, fez vestibular para Belas Artes e Design Gráfico. Cursou durante poucos meses o 1º curso, que acabou abandonado para seguir com a faculdade de Design.



Durante 10 anos, batalhou em diversos escritórios como designer. Porém, em 2016, fez a transição de sua carreira e passou a trabalhar como artista visual e ilustradora freelancer.
No início, usava muito aquarela como o material principal, mas atualmente, tem se dedicado à ilustração digital.
“Hoje sou uma artista empreendedora de mim mesma, pois idealizo, produzo, precifico e comercializo minhas criações através da minha loja virtual e de algumas lojas físicas no Brasil. Também presto serviços de ilustração a empresas de pequeno, médio e grande porte”.

Parceria com El Cabriton
Em 2021, um de seus trabalhos foi em parceria com a El Cabriton. A estampa ‘Defenda o SUS’ se transformou em camiseta no início da pandemia; quando a 1ª dose da vacina começou a ser administrada no Brasil.
“Eu comecei a receber fotos de muitas pessoas em várias partes do país usando a camiseta durante a aplicação da vacina. Foi muito emocionante para mim. A parceria com a El Cabriton me trouxe um retorno muito significativo”.


Arte autoral “Defenda o SUS” por Lari Arantes – Camiseta Basicona Unissex exclusivo EL CABRITON
O Poder do Oráculo e dos Sonhos para Autoconhecimento
Foi após 2019, quando ela iniciou estudos mais aprofundados sobre o Tarot, que novas inspirações e influências começaram a surgir, abrindo a mente e mudando radicalmente a perspectiva de suas criações.
Neste momento, em paralelo, Lari desenvolveu o Baralho ORÁCULO de forma autoral. A artista conta que as referências vindas do Tarot, dos baralhos e oráculos em geral, também a fizeram se interessar mais pela literatura e pelos sonhos.
“Eu já gostava de ler, mas hoje, assuntos sobre a espiritualidade, hermetismo e budismo me inspiram, além da observação e análise dos meus sonhos”.
Como já dizia o incrível Carl Jung, “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”.
Novos Projetos
No momento, a artista está escrevendo um livro com os significados de seu baralho, e reúne textos simbólicos e explicativos de cada carta. Para ela, é um trabalho minucioso, que exige muita pesquisa e refinamento do que já foi publicado em suas redes sociais.
Em paralelo, está envolvida em outro livro – também sobre os baralhos – que será lançado no ano que vem.
“Me aprofundar no universo dos baralhos ilustrados, especialmente em baralhos divinatórios, trouxe outra camada de significados ao meu trabalho artístico. Passei a me aprofundar também no universo simbólico e na síntese de mensagens complexas através de desenhos”.
Lari Arantes



Arte como percepção do sensível
E como definir a sua arte? Lari não concorda em fazer uma definição limitada.
“Só posso falar pelo meu trabalho: um desenho dificilmente será só um desenho, esvaziado de conteúdo. Na minha arte, imagem e texto se complementam e se sustentam. A intenção é conseguir tocar um ponto sensível, de rápida e forte assimilação. Muitas vezes alguém comenta comigo que algo que criei ressoou profundamente com uma experiência pessoal. A ideia é justamente esta: tocar em pontos sensíveis da experiência humana”.


Acompanhe Lari Arantes
Para saber mais do seu trabalho, acesse seu Linktree e a acompanhe no Instagram.