13ª Edição Projeto 54: Inspirações dos Ases para o jogo de cartas mais bonito desse mundo

Há mais de 10 anos, a El Cabriton convida 54 artistas para desenhar uma carta de baralho de maneira totalmente autoral. Ao todo são 12 edições do famoso Projeto 54, ao qual já participaram 700 artistas – nenhum repetido!

A 13ª Edição do Projeto 54 é resultado de mais de 6 meses de trabalho em busca de 54 artistas, ilustradores e designers brasileiros do mais alto calibre e dos variados tipos de traços e ideias, para o nosso novo conjunto de cartas, perfeito para jogar e colecionar. 

Hoje então conversamos com Pri Manzini, Ana Cattini, Matheus Mendes e Bordados pra Iaiá, os responsáveis pelos Ases da nova edição. Confira entrevista!

54 novos artistas, 1 novo baralho. Estes são os responsáveis pelos Ases – 13ª Edição

PRI MANZINI (tatuadora e artista visual)

Em seu próprio estúdio, o Arrasto, Pri Manzini tatua desde 2016, período em que largou a sua formação e o mercado da Moda para buscar outras formas de expressão.

Pri conta que seu processo criativo sofreu uma grande ruptura a partir do momento em que desenhar o ‘belo’ passou a perder o sentido para ela. “Estava trancada em casa sofrendo em relação a pandemia. Foi quando entendi que não tinha controle nenhum sobre o que estava acontecendo ou iria acontecer”, comenta.

Diante de várias reflexões, ela começou a fazer interferências em seus desenhos fugindo a ordem natural ou óbvia. Quando perdeu o controle sobre eles também, encontrou a sua identidade.

Pri diz que quando foi convidada pela El Cabriton para desenhar uma das cartas do projeto 54, quis fazer bonito, e não pensou em desenhos para a pele, como está acostumada. Ela aproveitou a oportunidade e usou muita cor e textura.

Escolheu um portal, bem característico de seu universo, com um ar misterioso, mas ao mesmo tempo divertido, tal qual um bom jogo de baralho.

Ela complementa que em tudo que se debruça artisticamente, uma grande preocupação é manter-se fiel ao seu processo, para que suas criações sejam facilmente reconhecíveis, claro, sempre buscando novas experiências e referências.

Pri enxerga a ideia uma união muito sincera da cena da arte nacional, já que a El Cabriton mantém a liberdade da criação. A artista sempre teve interesse em ilustrar uma carta e agora se sente super realizada!

ANA CATTINI (Designer e Ilustradora)

Através de sua arte, Ana Cattini quer trazer questionamentos em prol de uma sociedade mais igualitária e justa. No Instagram desde 2019, compartilha seu trabalho como o “Viva o SUS” e “Você é feio, use máscara”, que viralizaram pelas redes.

As mensagens sempre trazem doses de humor e inspiram o ativismo. Uma das linhas e estilo que curte bastante em suas criações é o vintage clássico. Por isso, quando foi convidada para o projeto, achou que seria legal explorar esse tipo de ilustração.

Escolheu a carta A❤️para brincar com a frase “Sorte no jogo, Azar no amor” e utilizou a figura do coração. “Queria fazer algo divertido, que tivesse relação com o baralho, e não só uma ilustração ‘solta'”.

Ana conheceu muitos artistas através das edições dos baralhos – e acredita que o projeto é super importante para divulgar trabalhos independentes, para conexões e colaborações.

“É um baralho exclusivo, com vários estilos, e é uma honra fazer parte disso!”, complementa.

MATHEUS MENDES (Designer e Diretor de Arte)

Matheus Mendes é fundador do Guasca Studio, trabalha com lettering e ilustração nas mais diversas aplicações, como em projetos de design, ambientes e publicidade.

Matheus se inspirou, para o Às de espadas, em seu significado com muitas dualidades. “Apesar do às de espada ser a carta mais alta do baralho em vários jogos e contextos, sua história é cheia de superstições e simbolismos que remetem também a um lado mais obscuro”, pontua Matheus.

Para contar um pouco essa história, ele atribuiu uma cena de Adão e Eva em Gênesis. Nessa história arquetípica da origem do mundo, o 1º casal criado por Deus no paraíso comete a ousadia de saborear o fruto proibido induzido pela serpente, e com isso adquirem o conhecimento do bem e do mal, até então desconhecido para ambos.

“Ser imortal e só conhecer o bem ou comer o fruto proibido e se tornar mais consciente e mortal? Dualidades são apresentadas em nossas vidas o tempo inteiro, assim como no às de espadas. Todo paraíso terá suas serpentes, e toda a espadilha poderá te trazer sorte ou azar no jogo”, finaliza Matheus.

Para Matheus também, o que mais chama atenção no Projeto 54, sem dúvida, é a diversidade de artistas. “É muito legal ver todas as cartas e a variedade de estilos, técnicas e abordagens diferentes em cada uma delas”.

MARIAH ESCOSSIA (Bordadeira e Artista)

Mariah Escossia (ou como é conhecida ‘Bordados pra Iaiá’) está sempre na busca de retratar e valorizar mulheres em seu trabalho. Pesquisar além de sua bolha é o que mais a motiva.

Na hora de criar o desenho para o Projeto 54 (foi a partir dele que o bordado ganhou vida), Mariah já tinha em mente algumas características que gostaria de retratar (como o cabelo da personagem, por exemplo).

Na verdade, esse foi seu ponto de partida; decidiu que queria usar o ponto caos e a partir daí o processo fluiu. “Eu criei dois desenhos e dois bordados completos para, ao final, decidir qual deles viraria o Ás de ouros, por qual deles meus olhos brilhariam mais”, fala.

Além de colecionadora, o que mais ama na ideia é ter acesso ao trabalho de tantos artistas incríveis. “Me lembro desde o primeiro ano que comprei o baralho, o quão animada fiquei ao abri-lo e admirar cada carta, ao entender o posicionamento artístico de cada um ali”.

Isso foi na 5ª edição. Na época, mesmo não se reconhecendo como artista, achou grandioso participar. “Hoje estou nele, e acho que minha ficha só vai cair quando o baralho estiver nas minhas mãos”.

Garanta o seu em 1ª mão!

A El Cabriton tem como ideal um mundo com mais arte. A 13ª edição do Projeto 54 tem tiragem única e limitada, além disso, foi impressa pela COPAG, maior fabricante de baralhos do Brasil, o que garante qualidade e jogabilidade. GARANTA O SEU!

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s