Projeto 54 – 13ª edição: Inspirações dos artistas para Carta 4

O número 4 é bastante presente no baralho. Os 4 naipes já foram associados as 4 estações e 4 fases da lua, além de relacionados com os 4 elementos da natureza (Copas – água; Paus – fogo; Espadas – ar; Ouros – terra).

Na época em que o jogo de baralho se espalhou pela Europa, cada um dos 4 naipes passou a representar as parcelas da sociedade, sendo Ouros – comerciantes; Espadas – militares; Copas – clero; e Paus – proletariado. 

Uma coisa é fato: a simbologia do número 4 se alterou com o passar do tempo. Hoje temos inúmeros decks personalizados e criativos, como o da El Cabriton, que trazem novos significados para as cartas.

Para continuar essa conversa, chamamos os artistas responsáveis do Projeto 54 – 13ª edição, para um bate-papo sobre suas inspirações ao criar a Carta 4. Com vocês, Pedro Campos, Gatinho Fada, Patrick Maia e Aline Zouvi.

PEDRO CAMPOS (Artista Plástico, Ilustrador e Quadrinista)

Pedro Campos tem 35 anos, é professor e artista plástico. Formado em História e Design Gráfico, sempre se interessou pelo universo criativo, além de ter uma paixão especial pelo cinema, por pinturas e histórias em quadrinhos.

Seus desenhos em linhas finas são feitos em caneta nanquim sob papel e marcador permanente preto. Pedro costuma trazer bastante em seu trabalho, toques de surrealismo e referências de cenas de filmes (Guillermo Del Toro, Tim Burton, Stanley Kubrick e Tarantino).

Para o 4 de Espadas, quis fazer uma homenagem ao instrumento que possibilita o desenhar e o jogar cartas, ou seja, às mãos. “Meu trabalho é muito corpórea, por isso fiz justamente a parte do corpo que usamos ao desenhar ou manipular as cartas do baralho”.

Para ele, a possibilidade de trabalhar com a El Cabriton incentiva a arte e os artistas de modo honesto e objetivo. “Desenho desde criança e nunca parei. Acredito que não cheguei ao mundo da ilustração, pois nunca saí”, completa.

GATINHO FADA (Ilustradora)

Pietra é a responsável pelo 4 de Copas. Assim como Pedro, a artista de 20 anos desenha desde cedo. Pietra começou a levar mais a sério a ideia de comercializar suas ilustrações durante a pandemia, após postar nas redes sociais suas criações com frequência e ver o retorno.

Assim, surgiu a identidade ‘Gatinho Fada’, nome, segundo ela, que diz muito sobre o que gosta de produzir: desenho de gatos e personagens angelicais.

Para a ilustra da El Cabriton, Pietra contou que deixou sua imaginação livre. Rascunhou uma mulher em cores pastel, e quando viu, havia criado sua ‘demoninha’ angelical.

Sua arte é feita em mídia mista. Basicamente Pietra desenha em lápis, usa aquarela, para depois terminar a ideia no digital.

Para ela, o alcance e visibilidade que o Projeto 54 traz é super gratificante. Ver sua arte impressa e distribuída para um monte de gente, é incrível, comenta.

PATRICK MAIA (Comediante, Empreendedor, Músico)

Natural de São Caetano do Sul, SP, Patrick Maia se formou como publicitário, mas trabalha no meio artístico desde 2009, quando iniciou na comédia Stand Up. Criador do Clube Do Minhoca, um clube de comédia no centro de São Paulo, Patrick revolucionou a cena nacional ao apresentar os maiores comediantes da atualidade.

Ele conta que muitas vezes deixa as ideias saírem pela caneta, ao invés de um microfone. Responsável pelo 4 de Espadas, ao ser convidado pela El Cabriton, retratou com traços simples o naipe (espadas) e o número (quatro) da carta em si.

Assim surgiram os 4 caras com 4 espadas fazendo uma brincadeira com os mosqueteiros. A ideia foi a primeira que veio em sua cabeça. Ele gostou do significado que poderia transmitir e a levou em frente, uma característica de sua personalidade. “Vocês podem ver a qualidade do desenho, mas acredito que o significado vale alguma coisa. Quanto ao traço, não me julguem”, comentou rindo.

O comediante também é o responsável pela Banca do Minhoca, editora especializada em livros e impressos de comédia, produzidos, claro, por comediantes. Publica a Minhocazine, única revista de humor impressa por assinatura e “Entendeu ou quer que eu desenhe?”, livro de ilustrações de sua autoria, com mais de 130 desenhos.

ALINE ZOUVI (Quadrinista, ilustradora, tradutora e revisora)

Aline Zouvi sempre se interessou por quadrinhos alternativos/autorais/independentes e por temas como visibilidade e representatividade feminina e LGBT+. Após fazer mestrado sobre as obras da quadrinista Alison Bechdel (2017), começou a ministrar oficinas de quadrinhos.

Além disso, publica cartuns em veículos como Folha de São Paulo e Piauí e participa de diversas mesas de discussão e feiras. Aline trabalha também com tradução e revisão de quadrinhos e literatura.

Dentre seus quadrinhos e zines, temos como destaque ‘Síncope’ (lançado na CCXP 2017, vencedor do Prêmio Dente de Ouro 2018 e finalista do HQMix), ‘Óleo sobre Tela’ (UgraPress, 2018), ‘Pão Francês’ (Incompleta, 2019, finalista do HQMix e Angelo Agostini) e ‘Tradução Simultânea’ (SapataPress, 2020).

Este ano, Aline fez parceria com a El Cabriton para estampar camisetas e foi convidada para criar o 4 de Ouros no Projeto. Ela fala que sua inspiração para a carta foi baseada na identidade visual que costuma usar em suas publicações, um rosto com quatro olhos.

“Gosto desse desenho porque é uma forma de me conectar com as pessoas – fico feliz quando lembram de mim como a ‘quadrinista que desenha os quatro olhos'”, ri.

O que mais chama atenção da artista no Projeto 54 é o poder de oferecer ao público uma gama tão variada de artes e estilos de forma tão prática, em apenas uma caixinha de cartas. “E o mais legal”, completa, “é poder usar essas artes pra jogar!”

PROJETO 54 – 13ª EDIÇÃO

A 13ª edição do Projeto 54 tem tiragem única e limitada, além disso, foi impressa pela COPAG, maior fabricante de baralhos do Brasil, o que garante qualidade e jogabilidade. GARANTA O SEU!

5 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s