Caixa + verso das cartas (13ª edição) por Jun Ioneda tem influência na cultura japonesa

13ª edição. Fala sério! Há mais de 13 anos iniciamos o projeto que traz o jogo de baralho mais bonito do mundo.

Assim, apoiamos inúmeros artistas independentes, espalhamos diversos estilos de arte, de maneira autoral e completamente original e nunca tivemos nenhum nome repetido entre os convidados (mais de 700 artistas já toparam entrar nessa com a gente).

A cada edição, um novo conjunto de cartas e arte para colecionar. A impressão do nosso deck é feita pela COPAG, maior fabricante de baralhos do Brasil, o que também nos garante jogabilidade.

Este ano, Jun Ioneda, artista visual e diretor criativo, é quem assina a caixa + verso das cartas da 13ª edição do baralho PROJETO 54. Ele também é responsável pelo J ♠.

Jun contou que a inspiração principal para este trabalho teve como referência o hanafuda, um tipo de baralho tradicional japonês característico, que traz ilustrações detalhadas de paisagens, uma flor nativa para cada naipe, além das cores lisas no verso das cartas, quase sempre em preto ou vermelho.

Em entrevista, ele falou um pouco mais sobre o processo criativo. Confira:

Quem é Jun Ioneda?

Jun Ioneda é artista gráfico, diretor criativo e ilustrador baseado em São Paulo. Seu trabalho é influenciado principalmente pela cultura japonesa, ficção científica, fantasia e símbolos da cultura LGBTQIA+. Em suas peças, busca despertar reflexões e sentimentos através de imagens que unem bom-humor, nostalgia e misticismo.

O artista conta que gosta de inverter papeis e expectativas em suas criações, de uma maneira em que todos possam entender a mensagem. Além do verso das cartas e da caixa do baralho, criou o J ♠, e nesta arte quis mostrar este conceito de um jeito muito direto: o Valete de Espadas foi ilustrado como um Valete feito de espada.

“Minha criação partiu da referência do hanafuda, um tipo de baralho tradicional japonês, que conta com temas florais. A ideia me atraiu bastante e foi o gatilho pra que eu pensasse o mood da carta”. (imagem acima e abaixo)

CAIXA DO BARALHO

Para a caixa do baralho, ele buscou inspiração em diversas fontes.

“A ideia do mágico veio de primeira na minha cabeça quando pensei em jogos de cartas, o que me levou a juntar duas referências: a estética excêntrica do músico Klaus Nomi e um dos vídeos de computação gráfica com motion capture mais antigos já feitos, chamado Adam Powers, The Juggler“.

Abaixo, caixa para Projeto 54 – 13ª edição (vale a pena entender as referências citadas para entender o resultado final):

Em seus trabalhos, Jun costuma mixar conceitos que já fazem parte de seu estilo, referências de coisas que gosta, além de inspirações que tem no seu dia-a-dia. Por conta disso, acabou adicionando também uma vaquinha na ilustração com o intuito de deixá-la mais bem humorada.

VERSO DAS CARTAS

Como o verso das cartas do Hanafuda costuma ser em uma única cor lisa (preto ou vermelho), Jun Ioneda seguiu a proposta e aplicou referências que trazem unidade ao baralho como ícones característicos e personalizados.

“O trabalho da El Cabriton de incentivar, divulgar e fomentar esse tipo de transformação artística ao nosso redor é incrível, e torna cada vez mais rico o ciclo de troca entre as esferas pessoais e coletivas”, ele diz.

“Como ilustrador sou apaixonado por contar histórias visuais e transmitir mensagens, sentimentos e pontos de vista interessantes por meio de minhas criações.”

Jun Ioneda

Pra Jun, a arte é a maneira como conseguimos estender ao mundo físico o nosso universo interno e pessoal.

Para fechar o papo, Jun responde ao nosso desafio: se tivesse que escolher somente outras duas cartas desta nova edição, quais seriam? O ilustrador cita então a de Raysa Fontana e a de Rafa Figueiredo.

“A arte pode tomar diferentes formas e exercer inúmeras funções sociais, seja provocando reflexões ou simplesmente tornando o nosso mundo visual mais único e distinto”.

Saiba mais sobre Jun Ioneda em seu site e o acompanhe suas ilustras no Instagram.

A 13ª edição do Projeto 54 tem tiragem única e limitada, além disso, foi impressa pela COPAG, maior fabricante de baralhos do Brasil, o que garante qualidade e jogabilidade. GARANTA O SEU!

5 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s