Vila Buarque transborda a boa gastronomia e nós podemos provar!
Bairros antes esquecidos na São Paulo multicultural tem ganhado destaque. É o caso da Vila Buarque e Santa Cecília, na região central, que após modernização possuem vida cultural intensa.
A região da Vila Buarque, por exemplo, além de abrigar o Minhocão, tem ares boêmios, cara de pequena cidade, é casa de inúmeros pequenos negócios criativos, possui restaurantes e cafeterias incríveis, repleta de pontos verdes (como a querida Praça Rotary) e reconhecida por sua arquitetura histórica.

Imagem: Wikipedia
VILA BUARQUE
Um dos bairros mais antigos de São Paulo, a Vila Buarque parte de dois distritos – República, Consolação e está bem pertinho de Higienópolis e Santa Cecília. Até a década de 40, possuía muitos casarões de famílias abastadas que vinham das regiões adjacentes do centro da cidade.
Nas décadas seguintes, a região passou por uma transformação, e hoje, é reduto de arquitetos e designers, de fácil mobilidade e ótima programação cultural. Abaixo, selecionamos alguns espaços que valem a visita!
GASTRONOMIA
A Vila Buarque abriga diversos cafés, bares, sorveterias e restaurantes ícones. Clássicos, como o Le Casserole e o Carlino (fundado em 1881!), ou modernos, como A Casa do Porco, o Bar da Dona Onça e o hypado Cora – e ainda há espaço para descobertas que agradam todos os paladares e bolsos.
Solar da República – Viagem portuguesa
Se quiser ir direto para Portugal, reserve uma mesa no Solar da República. Dentre as estrelas da casa, estão, é claro, os pratos com bacalhau. O restaurante realiza dois festivais mensais: o de Sardinhas e a Paella da Casa; em ambos é possível repetir à vontade.
Vai lá: Rua Marquês de Itu, 134.
Hot Pork
Com cardápio enxuto, o Hot Pork traz duas opções de hot-dog, o porco-quente Hot-Pork e o vegetariano Not-Pork, com opção de uma porção de batatas fritas e bebidas para acompanhar. O preço é justo, a comida é de primeira, além do espaço ser super casual.
Vai lá: R. Bento Freitas, 454.
Bia Hoi – Direto do Vietnã
Inspirado nos bia hoi de Hanói – botecos simples onde o chope é a grande estrela – o Bia Hoi SP traz à cidade a típica comida de rua do Vietnã, além de oferecer uma variada oferta de comidinhas, porções e petiscos perfeitos para acompanhar o lager puro malte da casa.
Vai lá: Rua Rêgo Freitas, 516.

Amélia – o bistrô
Duas irmãs comandam o Amélia,
No Amélia, as receitas de família ganham toques de modernidade. Duas irmãs homenageiam com pratos modernos toda a sabedoria culinária que passa de geração em geração. O ambiente é leve e alegre, com playlist animadas e público descontraído.
Vai lá: Rua Rêgo Freitas, 428.
31 – Comida com propósito
O 31 trabalha com pequenos produtores que atuam na região para abastecer sua cozinha. O restaurante se propõe a oferecer um cardápio dinâmico, sempre adaptado ao local e sazonal, por isso, alguns pratos podem ser limitados. O menu portanto, é autoral e renovado diariamente. Quase integralmente, os pratos são veganos. É preciso reserva.
Vai lá: R. Rêgo Freitas, 301.

BARES
Pra você que adora sair com os amigos, bater papo e conhecer novos lugares, o bairro também conta com ótimas opções de bares. Conhecido pelos amantes de Jazz, o JazzB, que fica na General Jardim, traz grandes intérpretes do gênero. Já o Buraco, na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, conta com drinks deliciosos. Para sair do comum:
Bar Moela
Para abrir o apetite, o bar Moela é perfeito, pois serve bolinhos deliciosos e de vários tipos. O espaço valoriza a cultura autêntica de boteco e oferece cerveja gelada, caipirinhas, batidas, pratos com moela e claro, os famosos bolinhos, como o de arroz com moela, milho com gorgonzola, morcilla, carne com Tutano.
Vai lá: R. Canuto do Val, 136.

Jhony’s Bar
Na esquina da Rua Fortunato fica o Jhony’s Bar. Com as mesas mais movimentadas da Vila Buarque, é possível paquerar, pedir diversos drinques coloridos, degustar a bela comida de pub ou se esbaldar com o delicioso parmeggiana tamanho família.
Vai lá: R. Canuto do Val, 241.
Cervejaria Dogma
Mais pra cima, no outro quarteirão, fica a Dogma, que produz ali seus choppes, cervejas e tem latinhas com ilustras incríveis. Na matriz, são mais de 20 torneiras.
Vai lá: Rua Fortunato, 236.
Bar DAS
No fim da tarde, a dica é sentar e saborear bons drinks nos nossos vizinhos, Bar Das e Casa Gin! O Bar DAS é um espaço aconchegante e alternativo para mulheres, com diversas opções de drinques, além de petiscos e música.
Vai lá: R. Fortunato, 133.

Casa Gin
A Casa Gin traz uma nova maneira de consumir Gin. possui infinitas e deliciosas opções de sabores artesanais, além de rodízio de gin. Para comer, opções de porções, hambúrgueres artesanais e Poke, música boa e atendimento idem.
Vai lá: R. Fortunato, 123.
EL CABRITON
Além de bares e restaurantes deliciosos na Vila Buarque, você também encontra a El Cabriton, nossa loja cheia de coisas incríveis na Rua Fortunato, 121 – com muita arte, cervejas artesanais, xeque mate e o menor café do mundo – que funciona aos sábados e domingos no andar de cima.

Imagens bares e restaurantes: Divulgação.
[…] seu sabor favorito seguida de um espresso sempre cai bem. Depois de um belo almoço em um dos restaurantes / bares que indicamos, que tal adoçar o seu […]
[…] das dicas de bares, restaurantes, sorveterias e cafeterias na Vila Buarque, chegamos com o mini guia praquele passeio perfeito, já […]